domingo, 12 de maio de 2013

COMPREENDA SUA DOR



Você acredita que sua dor é pior que a dos outros?
Você é definido pelo tamanho de sua fortuna?
Ou está pensando que a sua fama nunca acabará?
Antes de responder “Sim” a estas perguntas, pense na poderosa mensagem de Deus: “Não se trata só de você”.

Talvez seja uma surpresa para alguns, mas precisamos admitir: “O mundo não gira ao nosso redor”, isso é o egoísmo blindando nosso coração, nos deixando de fora de uma vida centrada em Deus.

Nosso superfortalecido ego não nos deixa ver que a felicidade não está nos bens que possuímos ou na posição que ocupamos e por isso devemos tirar o foco de nós mesmos e voltar este para Deus, esta é a forma de resgatar uma vida plena e feliz e então, estarmos prontos para enfrentarmos os desafios e as dores a que não estamos imunes.

Vejamos a lua, o que ela faz? Ela não gera luz, ao contrario do que diz as músicas e as poesias que tanto conhecemos sobre ela, a lua não brilha, se separada do sol, a lua nada mais é do que uma rocha marcada, completamente negra. Mas posicionada apropriadamente, a lua radia, ela faz exatamente o que foi designada a fazer e com isso um punhado de areia se transforma em fonte de inspiração, em romance e acaba por refletir uma luz maior.

Então, o que aconteceria se aceitássemos nosso lugar como refletores de filho de Deus?
No entanto, batemos o pé desde a infância se tratando de nosso egoísmo. “Quero um parceiro que me faça feliz e colegas que sempre perguntem a minha opinião. Quero um clima que me apeteça, um trânsito que me ajude e um governo que me sirva. Tudo é sobre mim”.

O que aconteceria se assumíssemos nosso papel e fizéssemos a nossa parte? Se tocássemos a música que o maestro nos designou a tocar? Se víssemos da música dele nossa maior prioridade e nos dedicássemos a isso?
Veríamos uma mudança nas famílias? Certamente ouviríamos uma mudança, ouviríamos menos “Aqui está o que eu quero!”, e ouviríamos mais “o que você acha que Deus quer?”
E se um homem de negócios utilizasse essa abordagem? Os projetos de lucros exorbitantes e de construção de um nome só seriam engavetados, a reflexão em Deus iria dominar.
E seu corpo? O pensamento de Ptolomeu diz: “É meu; eu irei desfrutá-lo.” Um pensamento centrado em Deus reconhece: “É de Deus, tenho que respeitá-lo”.

Veríamos nosso sofrimento de forma diferente, deixaríamos de: “Minha dor prova a ausência de Deus” e seria substituído por, “Minha dor expande o propósito de Deus”. Isso trata de uma mudança saudável, pois a vida faz sentido quando aceitamos nosso lugar, a vida centrada em Deus funciona e nos resgata de uma vida que não funciona.

Mas como fazemos esta mudança? Como podemos acabar com o egocentrismo? Participando de um seminário, uivando para a lua, lendo um livro do Max Lucado, ou o site do Flávio Campos e suas reflexões pela EQUILIBRIUMFC? Nenhuma das alternativas. Nós mudamos o foco em mim para o foco em Deus, refletindo sobre ele, testemunhando-o e seguindo o conselho do apóstolo Paulo: “É todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito” (2 Coríntios 3:18).

Nós podemos usufruir desta mudança? Sim, vamos dar uma chance, quem sabe? Podemos até terminar descobrindo nosso lugar no universo.

texto extraído do livro: “Você não está sozinho”
escrito por: Max Lucado
editado por: Thomas Nelson Brasil

adaptado por: Flávio Campos


Nenhum comentário: