sexta-feira, 19 de abril de 2013

ERROS SÃO IMPORTANTES



Um cientista famoso e bem sucedido foi entrevistado por um repórter, onde este perguntou por que ele se achava capaz e mais criativo do que a média das pessoas, a resposta então foi:

- Essa capacidade criativa e a determinação que tenho, veio de uma experiência que tive com minha mãe quando eu tinha três anos de idade, eu estava tentando retirar uma garrafa de leite da geladeira, quando perdi o controle da garrafa (que estava escorregadia) e a mesma caiu no chão, derramando todo o conteúdo, criando uma poça grande e confusa de leite.

- Neste momento, minha mãe entrou na cozinha e em vez de me repreender, dar um sermão, ou até mesmo me punir, ela disse:

- Robert, que confusão grande e maravilhosa você fez aqui? Raramente eu vi uma poça enorme de leite como esta e já que o dano foi feito, você gostaria de ir lá e brincar no leite por alguns minutos, antes de limpar toda essa bagunça?

- Assim o fiz e depois de alguns minutos brincando naquela poça de leite, minha mãe disse:

- Sabe Robert, sempre que você fizer uma confusão como esta, você terá que limpá-la e restaurar tudo à sua ordem correta, então, como você gostaria de fazer isso? Nós poderíamos usar uma esponja, uma toalha, ou um esfregão. Qual você prefere?

- Eu na mesma hora escolhi uma esponja e nós dois limpamos a bagunça juntos, ao terminar a minha mãe disse:

- Robert, você sabe que o que tivemos aqui foi uma experiência fracassada em como se deve levar uma garrafa de leite grande, com duas mãos tão pequeninas, portanto, vamos sair no quintal e encher a garrafa com água e ver se você pode descobrir uma maneira de carregá-la sem deixá-la cair.

- E segurando a garrafa com as duas mãos no gargalo perto da tampa, aprendi que poderia carregar a garrafa sem deixá-la cair. Isso foi uma grande lição!

O renomado cientista ainda disse que a partir desse ocorrido em diante, nunca mais teve medo de cometer um erro. Aprendeu que os erros são oportunidades para aprender algo novo e qual é a função de um cientista? Viver fazendo experiências.

Essa foi uma lição importante para este jovem rapaz, mas o que uma grande mãe com espírito de amor, paciência e habilidade de liderança para reconhecer uma oportunidade de ensino, não produz a seus filhos?

Os erros são importantes, precisamos apenas aprender com eles e começar a ser feliz por sermos imperfeitos.

Podemos muitas vezes não termos mais pessoas a nossa volta que nos faça o papel de mãe, mas temos a todo momento a oportunidade de fazer este papel com quem consideramos nossos filhos e tenha certeza de uma coisa, isso fará toda a diferença!

Pense nisso!!!
texto: recebido da internet
adaptação: Flávio Campos
conclusão: Flávio Campos


Um comentário:

Ricardo disse...

Excelente texto!!!! Parabens pelo blog esta otimo!
Abs