domingo, 13 de outubro de 2013

CRIANÇA INTERIOR


Uma vez Dalai Lama disse: “Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, terá dificuldade de amar seus semelhantes”.

Todos nós temos uma criança interna e esta nos acompanha em tudo o que fazemos em nossas vidas. Quando adulto, ela influência as nossas atitudes, decisões e escolhas.

Se esta criança está bem e foi bem educada com um "superego educador", provavelmente nos ajudará quando adultos e saberá que a felicidade está dentro dela mesma. Mas se o seu "superego foi ausente ou tirano", poderá se tornar um adulto indeciso, medroso, sem atitudes e viver em função do outro, para que este o faça feliz, ou até mesmo se tornar uma pessoa arrogante, prepotente, tendendo a ser o que não é.

Por isso pergunto: Como estou tratando a minha criança?

Independente de como essa criança foi criada, eu tenho hoje que acolhê-la e compreender que o que passou, foi uma preparação para eu poder enfrentar melhor o mundo, pois lembre-se, tudo o que você viveu e adquiriu de educação, foi necessário e lhe trouxe aonde está neste momento.

Pense: O meu hoje não é igual a ontem, por isso acredite, "posso não voltar e criar um novo começo, mas posso compreender e me aceitar como sou, mudar e escrever um novo fim".

Retome "as rédias" de sua vida, veja os momentos atuais em que passa e, com os olhos da alma, perceba que para os planos de Deus, está tudo certo em nossas vidas.

por: Flávio Campos

Flávio Campos
Psicanalísta Clínico
www.equilibriumfc.com.br

Um comentário:

Lucas disse...

ótimo texto