sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

QUANDO BRINDAREMOS?



“Quando as coisas da vida parecem nos superar e quando 24 horas não são suficientes, lembre-se do pote de maionese e das duas cervejas.

Um professor de filosofia se colocou diante de seus alunos e, em sua mesa tinha alguns objetos. Iniciou sua aula sem dizer uma palavra e pegou um pote de maionese grande e vazio e o encheu com bolas de golfe. Perguntou: O pote está cheio? Todos disseram que sim.
Então, o professor pegou uma caixa de pedrinhas e as colocou também dentro do pote. Sacudiu ligeiramente e as pedrinhas tomaram os espaços vazios entre as bolas de golfe. Perguntou aos seus alunos: Agora está cheio? Sim, foi a resposta.
Então pegou um pequeno frasco de areia e o esvaziou no pote. A areia preencheu os espaços vazios. Está cheio? Sim, responderam os alunos.
Pegou as duas latas de cerveja e as derramou no pote e efetivamente, o líquido encheu o recipiente.
Os estudantes riram. ‘Agora, disse o professor, quero que se dêem conta que este pote representa a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes: família, saúde, amigos e paixões. Se tudo se perder e isto permanecer, nossa vida ainda estaria completa. As pedrinhas são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é todo o resto, as coisas pequenas. Se colocarmos primeiro a areia no frasco, não haverá espaço para as pedrinhas e nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre na vida. Se gastarmos tempo e energia com coisas pequenas, não haverá lugar para o que é importante. Preste atenção às coisas que são cruciais para sua felicidade. Se ocupe das bolas de golfe primeiro... o restante é areia, concluiu o professor.
Um dos estudantes perguntou... E o que significam as cervejas? O professor sorriu e disse: ‘Fico feliz com sua pergunta. A cerveja só mostra que não importa o quão ocupada esteja sua vida... Sempre haverá lugar para duas cervejas com um amigo”.

Quando tomaremos duas?

Por: Ramiro Valencia Cossio

Nenhum comentário: