sexta-feira, 23 de agosto de 2013

QUEM É CAPAZ DE NOS AJUDAR?



Tenho visto muitas pessoas procurarem a solução de seus problemas fora de si; procuram em conselhos de outras pessoas que muitas vezes nem conhecem, procuram em templos religiosos, onde ficam de joelho diante de Cristo, mas com o peito cheio de ressentimento, mágoa e revolta, e até em seus relacionamentos, pois, temos a ilusão de que o outro resolverá nossos problemas e nos fará feliz, é também por isso que os relacionamentos estão cada vez mais conflituosos e por incrível que pareça, com o tempo, o “amor” acaba por desaparecer.

Precisamos aprender a encontrar a solução dentro de nós, tocando o coração de Jesus, ou seja, não procurar pelos seus ensinamentos só quando estamos aflitos, mas também quando estamos bem para viver suas vontades. O ensinamento de Jesus serve para curar todas as nossas aflições, assim como serve também para evitar que caiamos dentro do poço.

Lembre-se, não sou eu que vive em Cristo, mas é o Cristo que vive em mim, sendo assim, ao tocar o coração de Jesus, estarei tocando o meu.

por: Flávio Campos


domingo, 18 de agosto de 2013

7000 ACESSOS

O BLOG da EQUILIBRIUM acaba de passar os 7000 acessos e gostaria de agradecer a todos pelos compartilhamentos que fazem.

Este BLOG foi criado para compartilhar reflexões sobre o nosso dia a dia e compreender que, tudo o que precisamos, está dentro de nós, respeitando sempre o amor a Deus a ao próximo.



por: Flávio Campos

Flávio Campos
Psicanalista Clínico
www.equilibriumfc.com.br 

O MESTRE DA PACIÊNCIA

 


Muitas pessoas me perguntam como eu consigo ficar tranquilo frente a determinadas situações de desagrado e eu respondo com uma parábola, a qual divido agora com vocês.

Boa leitura!



Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência. 

O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu paciente. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se.
Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
O mestre perguntou:
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo. Respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.
A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma... a não ser que você permita..
autor desconhecido

domingo, 11 de agosto de 2013

DIA DO PAI



Quantos de nós hoje por um minuto que fosse disse: - Deus Pai, obrigado por me dar a vida, as oportunidades de aprendizado e evolução, obrigado por permitir mais este dia junto as pessoas que tanto amo. 

Por isso neste Dia dos Pais, gostaria de comentar algumas frases de Gandhi, quando ele se referia a Deus, nosso Pai.

"Somente podemos sentir Deus destacando-nos dos sentidos."
- No mundo atual vivemos para "ter" e tentar "aparecer", e ficamos preocupados com nossa imagem e com o que os outros poderão dizer sobre nós. Temos que sentir Deus nas coisas que nos cercam, ou seja, viver o presente.

"Esforço-me por ver Deus no serviço a humanidade, pois sei que Deus não está no céu nem na terra, e sim em cada um de nós."
- Vivemos procurando Deus nas religiões, nas pessoas e nos lugares que "nos mandam ir" quando não estamos bem, mas não compreendemos que ele está dentro de nós. E quando entendermos isso, compreenderemos o que Jesus disse sobre onde encontrar Deus: "Corte uma lenha e ali estarei, levante aquela pedra e lá me acharás."

"Sua bondade é infinita, embora em Seu nome se cometam imoralidades e atrocidades infinitas. Ele está sempre pronto para perdoar."
- Se Deus está sempre pronto para perdoar (aliás, existe uma frase que diz: "quando Deus perdoa, ele esquece o que aconteceu"), e se Deus nos perdoa com amor verdadeiro, quem somos nós para julgar? Devemos sempre nos colocar no lugar do outro, mas não somente no momento desagradável, mas nos momentos de vida que esta pessoa passou. O que será que levou-o a ter aquela atitude? Como foi sua infância e toda sua vida? Quem somos nós para julgar e condenar alguém?

Gandhi ainda respondeu a sua esposa que perguntara-lhe como estava a campanha para a libertação da Índia e ele disse: - "Libertação da Índia? Mas se eu nem me libertei a mim mesmo, como vou libertar centenas de milhões de meus patrícios do domínio Britânico?"

A resposta de Gandhi serve de reflexão, como podemos ajudar o próximo e nos libertar, se estamos presos a nós mesmos? Reflitamos sobre nossas escolhas e atitudes, desta forma poderemos conhecer a nossa verdade e um dia nos libertar.

"Conheça a verdade e ela vos libertará"
                                                     Jesus

por: Flávio Campos

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ELA DEU TUDO O QUE TINHA



Uma garotinha de 10 anos entrou na joalheria e pediu para ver um colar azul que estava na vitrine. 
E o dono da loja, mostrou o colar a menina desconfiado.

- É para minha Irma mais velha. Hoje é aniversario dela e desde que minha mãe morreu, é ela quem cuida de mim. Ela é muito boa e quero dar um presente lindo para ela como esse colar. 
O dono da loja, novamente desconfiado perguntou: 
- Quanto dinheiro você tem? 
E a menina tirou um lencinho e dentro dele tinha R$ 10,00 em moedas. E a menina perguntou: 
- Isso dá? Quero que o senhor faça o melhor embrulho que puder. O mais bonito! 
O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em uma caixa bem bonita, embrulhou, fez um caprichado laço de fita e disse a menina:
- Tome! Leve com cuidado para não perder. 

E a menina saiu feliz saltitando pela rua.

Meia hora depois entra na loja uma moça de uns 18 anos, linda e perguntou:
- Este colar foi comprado aqui? 
- Sim, senhorita, respondeu o dono da loja.
- E quanto custou? 
E Falou o dono da loja:
- O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. 
E a moça continuou: 
- Mas minha irmãzinha não tinha dinheiro para comprar este colar. Eu sei que ela não tinha mais do que R$ 10,00! 
O homem tomou o colar, refez o embrulho, colocou a fita e devolveu-o a moça dizendo: 
- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa poderia pagar: Pois ela DEU TUDO O QUE TINHA! 
O silencio encheu a pequena joalheria e duas lagrimas rolaram pela face emocionada da jovem, enquanto suas mãos tomavam o embrulho. 

Qual o valor de alguém que dá tudo o que tem, tanto material, quanto o não material? Quanto vale alguém que não se economiza para ajudar os outros?

texto retirado da internet


domingo, 4 de agosto de 2013

EM BUSCA DA FELICIDADE


Hoje em dia a "busca pela felicidade" está cada vez maior e como a rotina não nos deixa parar para refletir sobre "onde encontrá-la", acabamos por buscar em meios rápidos e fáceis. Porém estes caminhos e atalhos são perigosos, porque são vias onde a felicidade se manifesta apenas no início e não se mantém até o fim de sua jornada. 
Por isso vale a pena parar e compreender que estas vias são caminhos ilusórios, pois busca apenas a satisfação do nosso egoísmo e orgulho, mesmo que passar por estes caminhos possam deixar marcas "na felicidade dos outros".
Lembremos que caminhar em busca de algo que não se encontra dentro de nós, somente fará crescer um sofrimento sem respostas e Isso poderá nos levar a uma longa viagem de expectativas que jamais serão alcançadas, ao invés de ser um passeio alegre e satisfatório, sem dar um passo se quer.

por: Flávio Campos

Três pequenas histórias para inspirar a alma....
 
Certa vez, o povo de um vilarejo decidiu se reunir no centro do lugar para 
rezar pedindo por chuvas... Mas apenas um garoto trouxe guarda-chuva.
Isso é  FÉ;
 
Quando você joga um bebê de um ano de idade para o alto e ele gargalha... É porque 
sabe que na queda, alguém irá segurá-lo.
Isso é CONFIANÇA ;
 
A cada noite, antes de dormir, não temos garantia nenhuma de que estaremos
vivos na manhã seguinte, mas, ainda assim, colocamos o despertador para 
tocar.
Isso é  ESPERANÇA. 


Portanto:
Que nunca lhe falte:  fé, confiança e esperança...


A força não provém da capacidade física, e sim de uma vontade indomável !!!
(Mahatma Gandhi)