domingo, 30 de junho de 2013

VISÃO DO MUNDO



Por incrível que pareça, o passado não nos pertence mais, é o que já se foi, já passou. O futuro ainda nem veio, não temos certeza sobre ele, nem podemos criar expectativa quanto ao que pensamos em estar por vir. Agora o presente, este está aqui, é o que nos pertence, o que realmente faz diferença em nossa vida, onde podemos e devemos estar, portanto, respeite este "presente" de Deus e compreenda as atitudes daqueles que nos amam com tudo o que tem, mesmo que para nós, pareça pouco.
por: Flávio Campos


Havia uma moça que odiava o mundo por ser cega, ela odiava a todos, exceto seu namorado amoroso, pois ele estava sempre fazendo tudo para ela. 

Um dia ela disse ao namorado: - "Se eu pudesse ver o mundo, eu me casaria com você".

Então em um belo dia, sem ela esperar, alguém doou um par de olhos para ela e após a cirurgia, quando ela finalmente retirou o curativo dos olhos, ela foi capaz de ver tudo, inclusive o namorado dela e ele perguntou: "Agora que você pode ver o mundo, você quer se casar comigo?"

A garota olhou para o seu namorado e percebeu que ele era cego e aquela aparência das pálpebras fechadas a chocou muito, pois ela não esperava por isso e a ideia de olhar para ele o resto de sua vida, levou-a se recusar a casar. Seu namorado ficou muito triste e em um primeiro momento inconformado com suas palavras, mas dias depois escreveu uma carta dizendo:

"Meu amor, agradeça a Deus pela sua visão e cuide bem de seus olhos, pois antes de serem seus, eles eram meus". 

Esta é a forma de como nosso pensamento funciona quando muitas vezes temos "mudanças de status", apenas alguns lembram como a vida era antes e de quem sempre estiveram ao seu lado nas situações mais dolorosas. 

A vida é um presente de Deus e antes de dizer uma palavra não amável - Pense em alguém que não pode falar. Antes de reclamar sobre o sabor dos alimentos – Pense em alguém que não tem nada para comer. Antes de reclamar sobre a vida – Pense em alguém que foi muito cedo para o céu. Antes de reclamar sobre seus filhos – Pense em alguém que quer filhos e não pode tê-los. Antes de discutir com alguém sobre a tua casa estar suja – Pense nas pessoas que vivem nas ruas. Antes de lamentar-se sobre a distância que você dirige – Pense em alguém que anda a mesma distância a pé e quando você estiver cansado e começar a reclamar de seu trabalho – Pense nos desempregados, deficientes e aqueles que gostariam de ter o seu trabalho. 

Lembre-se, antes de você pensar em apontar o dedo ou condenar o outro – Compreenda que nenhum de nós está livre de cometer erros e quando sentir que pensamentos deprimentes pode derrubá-lo, coloque um sorriso em seu rosto, porque você tem uma vida para viver o "presente".


autor: desconhecido
adaptação: Flávio Campos

FLÁVIO CAMPOS
www.equilibriumfc.com.br
flavio@equilibriumfc.com.br

domingo, 23 de junho de 2013

EXISTE REALMENTE UM MUNDO MAU LÁ FORA?



Vendo o que está acontecendo atualmente em nossa mídia, não tem como deixar de pensar nas coisas que ouvimos e vemos, assassinato que entristece, ataques raciais que nos indignam, escândalos políticos que sacodem a nossa fé na liderança nacional e porque não dizer na fé mundial.

A cada dia 25 mil pessoas morrem de fome, mais de 100 mil acres de florestas são destruídos, sem dizer na triste notícia de que 200 milhões de animais são abatidos por dia para nos fornecer carne, isso mesmo, 200 milhões de animais abatidos sob condições inumanas, vocês conseguem acreditar nisso?

Com toda esta visão, não podemos deixar de perceber que o mundo está uma desordem total, mas o que deixamos de perceber é que o mundo está nesta desordem tão terrível porque acreditamos que não podemos fazer nada e nos esquecemos de que somos, de fato, os autores de nossa realidade e ao acreditar que somos impotentes, nos tornamos impotentes.

Ao permitir que as autoridades externas nos digam o que é certo e o que é errado, construímos uma parede entre nós e os outros. A força coletiva da política, da economia, da mídia e da cultura parecem ser tão grandes que nos perguntamos qual a escolha que temos, a não ser nos conformar em silencio ou talvez nos rebelar, no entanto, nenhuma dessas opções dá o resultado que realmente desejamos.

As campanhas por justiça, as lutas pelas boas causas e o enfrentamento aos opressores, podem nos levar a pensar que estamos fazendo algo útil, mas isso simplesmente exacerba uma situação já inflamada, precisamos tomar cuidado com isso.  É como apagar o fogo com o fogo: apenas piora as coisas. Hoje há uma guerra contra as drogas, o crime, a fome e o aquecimento global. Mas não podemos atacar, destruir e fazer todos os tipos de atrocidade contra aqueles que parecem ser o problema. Desta forma o mundo se divide: nação contra nação; vilões contra vítima; o bom contra o mau. Será que estamos perdendo o foco? 

Não estou sugerindo que enfiemos a cabeça na areia e façamos de conta que tudo está bem, pois tantos marcos incríveis foram feitos em favor da liberdade e da igualdade por indivíduos que tiveram a coragem de se levantar e falar a verdade. Mas, como disse Gandhi: “Olho por olho e o mundo inteiro ficará cego”.

Uma vez, contaram-me uma história de como Deus criou o mundo e pediu a todos os anjos que amassem sua criação tanto quanto o amavam. Isso nos remete a pensar no que estamos fazendo com uma criação que foi feita para que nós vivêssemos em amor e respeito ao próximo e foi com essa confiança que Deus nos deu o livre arbítrio como maior dádiva e por isso lembre-se: somos responsáveis pela nossa própria felicidade.


"Quando Julgamos ou odiamos o mundo pelo qual vivemos, começamos a criar dentro de nós exatamente o que estamos pensando, pois estes pensamentos são apenas um reflexo da escuridão de nossos pensamentos, que se move com a ausência de Deus."

texto retirado do livro: Como encontrar Deus em todas as coisas
adaptação por: Flávio Campos



quarta-feira, 19 de junho de 2013

PEGADAS NA AREIA




Em uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor Jesus Cristo e através do céu passavam cenas da minha vida. 
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia, um par de pegadas eram as minhas e as outras eram do Senhor Jesus.

Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, olhei para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia e notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver e isso aborreceu-me, deveras ser assim mesmo ? E perguntei então ao Senhor;

- Senhor, tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas no areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho. 

- O Senhor me respondeu: 

-Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de prova e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um Par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.


por: Canadiana Margaret Fishback Powers
há 40 anos atrás (muitos não conhecem)

Flávio Campos
site: www.equilibriumfc.com.br
e-mail: flavio@equilibriumfc.com.br

domingo, 16 de junho de 2013

LENDA INDÍGENA





"Conta uma lenda dos índios Sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:

- Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?



E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:

- Há o que possa ser feito, ainda que sejam tarefas muito difíceis.
Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva!

Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão.
No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.

-E agora, o que faremos? Os jovens perguntaram.



-Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.

Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros.
A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.

Então o velho disse:
- Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho.
Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. Essa é uma verdade nas relações familiares, de amizades e profissionais. Respeite o direito das pessoas de voar rumo ao sonho delas.

A lição principal é saber que somente livres as pessoas são capazes de amar."

por: autor desconhecido


quarta-feira, 12 de junho de 2013

O MUNDO DÁ VOLTAS



 “Se compreendermos que os amigos mudam, não precisaremos mudar de amigos”
Shakespeare

Quem nunca ouviu a expressão que o “mundo dá voltas”?

Quem nunca passou por uma situação difícil e em pouco tempo depois se viu por cima (ou por baixo) daquela mesma situação e você provavelmente refletiu muito sobre a sua atitude na época em que isto se passou?

Pois bem, a verdade é uma só, “o mundo realmente dá voltas” e como um provérbio chinês diz, “Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa” e o que é a casa? É seu interior, não conseguimos mudar nada nem ninguém sem antes mudarmos a nós mesmos e mudarmos nossas atitudes perante as adversidades postas a nosso caminho no dia a dia.

Se eu me revoltar com algo, isto de uma forma ou de outra, irá aparecer novamente, se não perdoar alguém ou desejar mal a ela, isto também passará novamente em minha vida e sempre acharemos que o “mundo é injusto” com a gente e viveremos sempre reclamando de tudo e de todos.

Comece mudando seu padrão de pensamento e logo em seguida o padrão das suas atitudes.

Você quer o bem em sua vida? Cansado(a) de sofrer? Quer que alguém em algum dia lhe ajude quando precisar? Então faça o mesmo, plante hoje e colha amanhã.

Assista o vídeo abaixo e reflita sobre as nossas atitudes perante o bem aos outros e perceba o principal, que quando ajudamos sem querer nada em troca, encontraremos nossa paz interior quando menos esperamos.
Paz e Harmonia!

por: Flávio Campos