domingo, 31 de março de 2013

RESSURREIÇÃO


Estamos comemorando a Páscoa.  Esta época tem gosto de chocolate, mas seu verdadeiro sentido é a ressurreição de Cristo. Sem ter culpa, ele morreu no lugar daqueles que mereciam estar em seu lugar: nós.  Mas não permaneceu morto: ressuscitou,  ou seja, passou da morte para a vida. Quando cremos nisso e entregamos nossa vida ao Deus nosso Pai, esvaziando-nos de toda nossa vontade própria,  morremos para a vida antiga e recebemos uma nova. Isso implica em morrer para o ódio e ressuscitar para o perdão,  deixar a mentira para dizer a  verdade, abandonar o pessimismo e revestir-se de coragem.


Se alguém diz que vive com Cristo, não vai esperar a chegada da Páscoa para se reconciliar com alguém: tem de agir assim todos os dias. Confesso que sou falho como marido, pai de família,  líder comunitário, profissional e amigo, mas faço o possível para viver bem com todos, procurando a melhora a cada dia e seguindo e praticando os caminhos de Cristo. Vejo muitas pessoas não pedindo perdão, ou não querendo concedê-lo; muitos adoecem e buscam ajuda psicológica por viverem com culpas e ressentimentos. Pessoas assim precisam "ressuscitar" para uma nova vida! 

Você também precisa "renascer" ? - ou seja, o que você ainda precisa entregar a Deus.
Não adianta continuar carregando coisas mortas como vícios, mesmices, reclamações,  orgulho, fofocas, entre outras, pessoas com essa "bagagem" vivem querendo "puxar o tapete" dos outros e se esquecem que estão a beira de um abismo... coisas mortas exalam mal cheiro e, este afasta as pessoas. 

Temos de morrer para tudo isso e ressuscitar uma vida junto a Deus. Afinal, você prefere o mal cheiro que domina e escraviza sua vida ou o perfume da vida nova com Jesus, que nos liberta da escravidão e conduz a vida eterna?

livro: PRESENTE DIÁRIO (rádio trans mundial)
adaptado por: FLÁVIO CAMPOS


domingo, 24 de março de 2013

PARÁBOLA DO RIO



"Na jornada rumo ao mosteiro onde viviam nas montanhas, dois monges encontraram uma linda jovem à beira de um rio.

Assim que os viu, ela pediu ajuda para atravessar. Um deles hesitou, mas o outro logo se aproximou e , erguendo-a nos braços carregou a moça sobre as águas, deixando-a na outra margem.

Os dois monges então seguiram seu caminho, mas o mais novo estava indignado, pois as regras monásticas proibiam o contato com mulheres. Ele pensava: "É um absurdo! Ele não podia ter feito isso..."

Após horas de caminhada, em que os julgamentos não cessaram em sua mente, ele não se conteve mais e disse:

- Nós somos proibidos de tocar numa mulher, ainda mais no caso de uma jovem tão linda. Você não podia tê-la carregado.

E o outro monge calmamente respondeu:

- Meu irmão, eu só ajudei uma pessoa a atravessar o rio e a deixei na outra margem. Quem está carregando a moça até agora é você..."


• Reflexão:

O QUE VOCÊ AINDA ESTÁ CARREGANDO EM SUA VIDA E EM SUA MENTE QUE NÃO PERMITE QUE SIGAS O SEU CAMINHO ?

texto recebido via e-mail
reflexão por: Flávio Campos



quarta-feira, 20 de março de 2013

7 DICAS PARA UM BOM DIA


1- Pense sempre de forma positiva,
sempre que um pensamento negativo invadir a sua mente, troque-o imediatamente. Para isso se faz necessário muita disciplina mental, mas se quisermos realmente paz a nossa vida, teremos que nos dedicar e treinar muito, da mesma forma que um atleta, por isso, pratique.

2- Não tenha medo de nada e nem de ninguém,
o medo é uma das maiores causas de perturbações internas. Tenha fé em si mesmo, acredite em seu poder interior, não dê este poder nas mãos dos outros.

3- Não reclames,
quando reclamamos atraímos a carga negativa das palavras da mesma forma que o imã atrai o metal e começamos a materializar nossos pensamentos, por isso, pare de se lamentar.

4- Tire de seu vocabulário a palavra culpa,
somos seres humanos e por isso imperfeitos. Deus sabe disso e nos deu os erros para que possamos aprender com eles e não para nos punir.

5- Fique longe das fofocas e comentários maldosos,
isso só te levará para vibrações negativas e essa energia atrairá somente pessoas com estas características. Fique perto de pessoas positivas e com bom astral, será também contagiado por isso, alegre-se.

6- Conte até dez e não se aborreça,
aborrecimentos acabam por envenenar nosso corpo e nos fazer sair da razão, além de nos fazer explodir quando menos podemos, respire fundo.

7- Viva o presente,
o ansioso vive no presente e o rancoroso vive no passado. Lembre-se, o que está passando a sua vida agora não voltará mais, não deixe que seu dia seja vazio de oportunidades, faça-o valer a pena aproveitando cada aprendizado, agradeça por isso.

Aproveite, respeite, ame e seja feliz!

Flávio Campos

quinta-feira, 14 de março de 2013

A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO


Fale apenas quando for necessário.
Pense no que vai dizer antes de abrir a boca.
Seja breve e preciso já que cada vez que deixas sair uma palavra, deixas sair ao mesmo tempo uma parte de seu CHI (energia).
Desta maneira, aprenderás a desenvolver a arte de falar sem perder energia.
Nunca faças promessas que não possas cumprir.

Não te queixes, nem utilizes em seu vocabulário, palavras que protejam imagens negativas, porque se produzirão ao redor de ti tudo o que tenhas fabricado com tuas palavras carregadas de CHI (energia).
Se não tens nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor se calar e não dizer nada.

Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O próprio Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque o universo aceita, sem condições, nossos pensamentos, nossas emoções, nossas palavras, nossas ações e, nos envia o reflexo de nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam em nossas vidas.

Se te identificas com o êxito, terás êxito.
Se te identificas com o fracasso, terás fracasso.
Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo de nossa conversa interna.

Aprende a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas.
Não te dês muita importância e sejas humilde, pois quanto mais te mostras superior, inteligente e prepotente, mais te tornas prisioneiro de tua própria imagem e vives em um mundo de tensão e ilusões.
Sê discreto, preserva tua vida íntima, desta forma te libertas da opinião dos outros e terás uma vida tranqüila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o amor que existe dentro de ti.

Não entres em competição com os demais, torna-te como a terra que nos nutre, que nos dá o necessário.
Ajuda ao próximo a perceber suas qualidades, a perceber suas virtudes, a brilhar.
O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos.

Tenha confiança em ti mesmo, preserva tua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros.
Não te comprometas facilmente.
Se agires de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação, vais criar complicações.

As pessoas não tem confiança naqueles que muito facilmente dizem “sim”, porque sabem que esse famoso “sim”, não é sólido e lhe falta valor.

Toma um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta a ti e só então tome uma decisão.
Assim desenvolverás a confiança em ti mesmo e a Sabedoria.
Se realmente há algo que não sabes, ou não tenhas a resposta a uma pergunta que tenham feito, aceite o fato. O fato de não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber de tudo, sempre ter razão e sempre dar sua opinião muito pessoal.
Na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar, o seu amor interior é imparcial e em seus juízos não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade.
Cada vez que julgas alguém, a única coisa que fazes é expressar tua opinião pessoal e, isso é uma perda de energia, é puro ruído.
Julgar é uma maneira de esconder tuas próprias fraquezas.
O Sábio a tudo tolera, sem dizer uma única palavra.

Recorda que tudo que te incomoda nos outros é uma projeção de tudo que não venceu em ti mesmo.

Deixa que cada um resolva seus problemas e concentra tua energia em tua própria vida.
Ocupa-te de ti mesmo, não te defendas.
Quando tentas defender-te na realidade estás dando demasiada importância às palavras dos outros, dando mais força à agressão deles.
Se aceitas não defender-te estarás te mostrando que as opiniões dos demais não te afetam, que são simplesmente opiniões e, que não necessitas convencer aos outros para ser feliz.

Teu silêncio interno o torna impassível.
Faz uso regular do silêncio para educar teu ego que tem o mal costume de falar o tempo todo.
Pratique a arte de não falar.
Toma um dia da semana para abster-se de falar. Ou pelo menos algumas horas no dia, segundo permita tua organização pessoal.
Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do amor ilimitado que há dentro de você, ao invés de tentar explicar com palavras o que é esse amor.

Progressivamente, desenvolverás a arte de falar sem falar e tua verdadeira natureza interna substituirá tua personalidade artificial, deixando aparecer a luz de teu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Fica em Silêncio, cultiva teu próprio poder interno.

Respeita a vida dos demais e de tudo que existe no mundo.
Não force, manipule ou controle o próximo.
Converta-te em teu próprio Mestre e deixa os demais serem o que são, ou o que tem a capacidade de ser.
Dizendo em outras palavras, viva seguindo a vida sagrada do teu amor incondicional.

texto chinês do TAO
adaptado por: Flávio Campos




domingo, 10 de março de 2013

SER CAPAZ


Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

- Como você conseguiu fazer isso?
É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

- Eu sei como ele conseguiu.
E todos perguntaram:

- Pode nos dizer como?
- É simples - respondeu o velho.

- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz..
 
 
"Deus nos fez perfeitos no amor que existe dentro de nós e por isso, não escolhe os capacitados, CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Mt 22:14 - "Porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos."

Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança, acredite em você e saiba que dentro de seu coração existe uma essência divina e tenha fé nos teus ideias, desta forma, saberá que fez a melhor escolha.
   Confie...  
As coisas acontecem na hora certa, exatamente quando devem acontecer!!


texto: autor desconhecido
adaptado por: Flávio Campos


quarta-feira, 6 de março de 2013

A TUA LUZ POR NATUREZA


Quando não há nada mais a ser dito, silencia.

Quando não há mais nada a ser feito, permitas apenas ser, apenas estar e fica na companhia do teu coração e este indicará o momento apropriado para agires.

Quando a lentidão dos dias acomodar tua vontade, enlaçando-te com os nós da intranqüilidade, descansa e refaz tua energia.

Quando o vazio instalar-se em teu peito, dando-te a sensação de angústia e esgotamento, repara tua atenção e encontra em ti mesmo a compreensão para este estado.

É necessário descobrirmo-nos em tais estados, para que estes não se transformem no desconhecido, no incontrolável.

Tudo pode ser mudado, existe sempre uma nova escolha para qualquer opção errada que tenhas feito.

Quando ouvires do teu coração que não há nenhuma necessidade em te preocupares com a vida, saibas que ele apenas quer que compreendas que nada é tão sério a ponto de te perderes para sempre da tua divindade, ficando condenado a não ver mais a luz que é tua por natureza.

Não te preocupas, se estivesse atento a ti mesmo verás que a sabedoria milenar está contigo, conduzindo-te momento a momento àquilo que realmente necessitas viver.

Confia e vai em teu caminho de paz.

Nada é mais gratificante que ver alguém submergindo da escuridão apenas por haver acreditado na existência da luz.

Ela sempre esteve presente... Era só abrir os olhos...

por: Francisco de Assis


sábado, 2 de março de 2013

O TEMPO




Um autor desconhecido escreveu que certa vez a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor e outros sentimentos habitavam uma pequena ilha.

Certo dia, foram avisados que esta ilha seria inundada, preocupado, o amor cuidou para que todos se salvassem falando: “ fujam todos, a ilha vai ser inundada” e todos se apressaram para pegar seu barquinho e se abrigarem bem alto no continente, só o amor não teve pressa.

Quando o amor percebeu que ia se afogar, correu a pedir ajuda para um barquinho que passava logo a sua frente, era a riqueza e apavorado ele pediu:

“Riqueza, leve-me com você!”, ao que ela respondeu: “Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata e não tenho lugar para você”.

Passou então a vaidade e ele disse: “Dona vaidade, leve-me com você!”, ao que ela respondeu: “Sinto muito, mas você vai sujar meu barco”.

Em seguida veio a tristeza e o amor suplicou: “Senhora tristeza, posso ir com você?” Ao que ela respondeu: “Amor, estou tão triste que prefiro ir sozinha”.

Passou a alegria, mas se encontrava tão alegre que nem ouviu o amor chamar por ela, então passou um barquinho, onde  remava um senhor idoso e ele disse: “Sobe amor, que eu te levo”.

O amor ficou tão feliz que até se esqueceu de perguntar o nome do velhinho e chegando ao morro alto onde já estavam todos os outros sentimentos, o amor perguntou a sabedoria: “Dona sabedoria, quem era o senhor que me amparou?” e ela respondeu: “O Tempo”, e o amor perguntou novamente: “O Tempo, mas porque ele me trouxe aqui?” e a sabedoria respondeu? “Porque só o tempo é capaz de entender e ajudar um grande amor”.

- Dentre todos os dons que a divindade concede o homem, o tempo tem lugar especial, é ele que acalma as paixões indevidas, ensinando que tudo tem sua hora e local certo, é ele que cicatriza as feridas das profundas dores, colocando algodão anestesiante nas chagas abertas, é o tempo que nos permite amadurecer, através do exercício sadio da reflexão, adquirindo ponderação e bom senso, é o tempo que desenha marca nas faces, espalha neve nos cabelos, leciona calma e paciência quando o passo já se faz mais lento, é o tempo que confirma as grandes verdades e destrói as falsidades, os valores ilusórios.

- O tempo é enfim, um grande mestre que ensina sem pressa, aguarda um tanto mais e espera que cada um por sua vez se disponha a crescer, servir e ser feliz e é o tempo em verdade que nos demonstra no correr dos anos, que o verdadeiro amor supera a idade, a doença, a dificuldade e permanece conosco para sempre.

- Neste mundo tudo tem a sua hora, cada coisa tem o seu tempo, pois a o tempo de nascer e o tempo de morrer, a o tempo de plantar e de colher, o tempo de derrubar e de construir, a o tempo de se tornar triste e de se alegrar, o tempo de chorar e de sorrir, o tempo de espalhar pedras e de juntá-las, o tempo de se abraçar e de se afastar, a tempo de calar e de falar, a o tempo de guerra e o tempo de paz, mas sempre, é tempo de amar.

por: autor desconhecido